os samples do Rap Português


NEW MAX VS JAMES BROWN

875601232674636New Max feat. Marta Ren , Sam The Kid e Regula – Politica-mente

MusicCatalog-J-James Brown - Black Ceasar (OST)-James Brown - Black CaesarBlack Caesar OST – James Brown – The Boss

O melhor musico do rap portugues assume o papel por completo ao apresentar-se com “phalasolo”. Depois de anos a produzir outros trabalhos, com pequenas participações e com a sua dupla de sucesso (Expensive Soul), New Max faz renascer não só o vulgo hip hop tuga mas sim toda a música portuguesa com um trabalho feito ao longo de anos onde se notam todas as novas experiencias deste em estúdio bem como o cuidado com que trabalha a voz, as métricas e os flows únicos. Em termos de produção New Max foi em tempos criticado por falta de originalidade, nos últimos anos tem vindo a mostrar algo muito diferente e com este álbum mostra algo único, exclusivo e a roçar a perfeição que o levam a disputar o pódio de melhor produtor tuga. No tema “politica-mente” New max apoia-se na voz da sua companheira Marta Ren e no rap de Sam the Kid e Regula, criando um tema forte com duas produções distintas que se associam lindamente com uma passagem criada a partir de James Brown.

O homem dos mil e um apelidos nasceu em 1933 em Barnwell na Carolina do sul. Ficou para a história como o maior showman da música dos anos 60 e 70,  e uma das mais importantes figuras do século XX. A sua carreira musical começa em 1955 quando deixa o grupo de gospel “The Gospel Starlighters” para se juntar a banda de Bobby Byrd “The Avons”, com a entrada de Brown o grupo modifica o seu estilo para o R&B e altera o nome para The flames. A seguir ao primeiro sucesso em 1956 “please, please,please” sucederam-se alguns singles menos valorizados. Em 1958 com o lançamento de “Try Me” Brown conquista o título de single r&b mais vendido do ano e o grupo passa a chamar-se James Brown and The Famous Flames. Durante os anos 60, Brown definiu o novo Funk  e criou sucessos atrás de sucessos sendo premiado com alguns grammys.  O padrinho do soul não ficou conhecido apenas pela musica ou pela dança, durante os anos 60 e 70 foi um grande activista dos direitos e liberdade dos negros. Brown ajudou não só a criar o novo funk mas a também a modelar aquele que viria a ser o estilo pop dos anos 80 e 90, sendo ele a principal influencia de grupos como Sly& Family Stone, Charles Wright & the Watts 103rd Street Rhythm Band, Booker T. & the M.G.’s até Michael Jackson. Influenciou o Hip Hop ao ser o artista mais samplado de sempre, muito por causa do tema “funky drummer”. Morreu em 2006 vítima de Pneumonia.

Black Caesar foi um filme “blaxploitation” de 1953, uma espécie de American Gangster cuja banda sonora foi assinada exclusivamente por James Brown. O Tema “The Boss” samplado por New Max foi também samplado nos temas:

Big Daddy Kane – “Niggaz Never Learn”
Das EFX – “Undaground Rappa”
Ice T – “You Played Yourself”
Lord Finesse – “Bad Mutha”
Mr. Bigg – “Black Cesar”
Nas – “Get Down”
Penthouse Players Clique – “Undaground Boss”
Poor Righteous Teachers – “Word to the Wise”
ShowBiz & A.G. – “Giant in the Mental”
Willie D – “Kick that Shit”
Young Black Teenagers – “Proud to Be Black”
Youngstas – “Who’s the Mic Wrecka”

P.s – o pequeno sample usado por new max encontra-se ao 1.43s, pessoalmente o sample parece-me usado do tema de Nas “get Down” mas o original será sempre James Brown.


Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: