os samples do Rap Português


VALETE VS JOHN LENNON (BEATLES)
21 de Setembro de 2009, 22:27
Filed under: bónus, Bomberjack, Valete | Etiquetas: , , , , , , , , , ,

valeteeducaovisualcapa1il9

Valete Feat Bónus – Ele e Ela (prod. Dj Bomberjack)

live-in-new-york-cover

John Lennon – Come Together

Lançado em 2002 “Educação Visual” pode ser considerado um ponto de viragem no Hip Hop tuga:ma um mc quase desconhecido, a pior capa do mercado e a ausência de uma imagem vendável,  tinha tudo para ser um fracasso de vendas, contudo bastava pedir para ouvir o cd em qualquer balcão de uma loja ( sim na altura era preciso abrir  as caixas e por o disco num cd player) para gastarmos os 10 euros com o maior sorriso no rosto. Valete conseguiu assim captar todas as atenções do rap para si próprio criando um universo de haters e wannabes que simplesmente lhe deram mais buzz. Mas passemos então ao conteúdo que este sim é importante, são 14 faixas provavelmente todas decoradas por qualquer  jovem dread (mesmo os críticos). No seu rap valete mostra-se focado nas rimas, obcecado pelo underground movement e de ideologia bem marcada, todas as características de um jovem consciente com uma encantadora e leve ingenuidade e faminto por marcar a sua posição. Para o fazer rodeou-se de alguns dos melhores rappers e produtores daquele tempo, assim como da melhor revelação Bónus (provavelmente o rapper com mais buzz e sem álbum – foram coisas assim que levaram a kombate  à falência). No tema “Ele e Ela” Valete e Bónus falam como ninguém de dinheiro e fama vistos pelo lado consciente do rap sobre uma sonoridade criada por Dj BomberJack com base numa celebre musica de uma celebre banda chamada The Beatles.

Sobre John Lennon e os Beatles não há muito a dizer, o primeiro se lhe tivesse sido dada a hipótese de viver seria o maior génio da musica alguma vez nascido, infelizmente apenas se pôde tornar num grande génio, os segundos são a mais famosa banda da história da musica actual. O tema “Come Together” foi originalmente escrito por Lennon  para apoiar o activista Timothy Leary contra Ronald Reagan contudo com a prisão de Leary por posse de droga Lennon soltou a música para o seu grupo, o single fez parte do disco “Abbey Road” de 69 e foi #1 no top Billboard. A grande diferença entre a versão tocada por Lennon e samplada por Bomberjack e a versão dos Beatles prende-se com o riffs que Lennon faz na guitarra e que na versão dos Beatles McCartney toca no baixo.

It’s a funky record. It’s one of my favorite Beatle tracks or one of my favourite Lennon tracks, I’d say. It’s funky, it’s bluesy and I’m singing pretty well. I like the sound of the record. You can dance to it. I’d buy it.” John Lennon

Este tema é também um dos temas com mais covers no mundo e foi samplado para Organized Konfusion no tema Stress


1 Comentário so far
Deixe um comentário

O VALETE, é o maior liricista do momento no rap lusófono, é simplesmente um dos melhores!
Obrigado Valete, por seres e fazeres o que és, porque me inspiras.

Comentar por ernaka




Deixe um comentário